quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Guarulhos - Prefeitura usa tendas de lona para atender pacientes em clínica

Guarulhos - Pacientes da Policlinica no bairro do Paraventi são atendidos em tendas de lona.

Secretaria de Saúde do Município instala tendas de lona e improvisa atendimento da população. No local, pacientes medem pressão arterial e nível do diabetes antes de serem encaminhados para atendimento médico. De acordo com uma funcionária, as tendas foram instaladas há quase três meses. Antes, o espaço externo era utilizado como estacionamento e entrada de ambulâncias.




Hoje precisei levar minha mãe ao médico. Como ela já é idosa e, sabendo das dificuldades de encontrar atendimento médico em Guarulhos, optei por levá-la até a Policlinica no bairro do Paraventi. Como sempre, fomos bem atendidos porém estranhei a pouca movimentação de pessoas no interior do prédio. Fui até o balcão, fiz o cadastro dela e fui orientado a seguir pelo corredor em direção a parte externa do prédio e aguardar. Antes, os pacientes aguardavam a chamada na sala principal em frente a recepção. Chegamos por volta das 13h30 e ao nos dirigir para a parte externa, nos fundos da clínica, nos deparamos com duas grandes tendas de lona montadas próximas ao gramado. Só ali fui entender o porque da sala principal estar vazia quando chegamos.

Lá os pacientes aguardavam atendimento através de senha. Pouco ao fundo, uma funcionária chamava o paciente e ali mesmo, quando necessário, realizava a medição da pressão arterial e do diabetes. O mesmo procedimento foi adotado quando minha mãe foi atendida. Só após aguardar por quase 2 horas, outra funcionária ia até as tendas e realizava outra chamada para assim encaminhar os mesmos para o interior do prédio. Num terceiro momento, aguardando num corredor ao fundo em frente as salas de consulta, é que o paciente enfim era atendido. No meu caso, só consegui sair de lá com minha mãe após as 17h00 pois o local estava muito cheio.

Quero aqui, registrar mais uma vez, que minha mãe foi muito bem atendida e que este, portanto, não é o motivo de estar divulgando tal fato.
Minha pergunta é: É assim que a Prefeitura de Guarulhos através da Secretaria de Saúde costuma tratar seus munícipes e resolver o problema de atendimento médico na cidade ? É realizando atendimento em local improvisado, em tendas de lona que a Prefeitura de Guarulhos investe o dinheiro que recebe do Governo Federal para aplicação na saúde ? É assim, Sr. Carlos Derman que o senhor, como Secretário de Saúde de uma cidade com mais de 1.350.000,00 "resolve" o problema crônico do péssimo atendimento, da falta de estrutura e de leitos nos hospitais da cidade ? Observo ao longo dos anos como jornalista, que, não só em Guarulhos, mas em todo o país, a saúde pública é tratada com total desrespeito.

 Desrespeito esse que atinge diretamente a população mais carente, que não têm condições de pagar por um plano de saúde mas que, por outro lado, paga milhões de impostos aos cofres públicos e esse mesmos milhões não retornam como benefício a quem de direito. Até quando a classe política vai deixar de olhar para o "próprio rabo" e enxergar de fato a realidade ? Até quando nós brasileiros vamos ficar a mercê de interesses pessoais e políticos, pagando com nossa própria vida as regalias de seus partidos ?
Triste realidade de uma população que infelizmente engatinha na busca por seus direitos. Feliz de nós que ainda temos olhos e que, aos poucos, estamos acordando para dar um basta nessa "casa da mãe Joana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário