quarta-feira, 24 de abril de 2013

SIFUSPESP participa de debate sobre compensação às cidades com presídios

A deputada Ana Perugini promoveu no  último dia 19/4  na Câmara Municipal de Avaré, debate sobre o Projeto de Lei 556/2007, de sua autoria, que trata de compensação financeira aos municípios que abrigam ou venham a receber unidades penitenciárias. "Os impactos negativos da presença de unidades carcerárias refletem direta ou indiretamente na qualidade de vida da população que está ao seu redor", argumentou a deputada ao propor as medidas compensatórias, levando em conta a necessidade de manutenção da qualidade de vida no interior. 

De acordo com o projeto, a proposta prevê que a construção, instalação e funcionamento das unidades prisionais dependem de licenciamento ambiental e elaboração de EIA-RIMA. "As medidas compensatórias serão geridas por órgão técnico colegiado com representação paritária entre Estado e município, com a participação do Ministério Público local", salientou a deputada.

A matéria ainda prevê transferência de recursos estaduais específicos para ampliar os serviços municipais; que o montante dos recursos destinados pelo Estado não poderá ser inferior a 1% dos custos totais previstos para a implantação; que anualmente o Estado deverá repassar ao município, no mínimo, 0,5% das despesas totais de custeio da unidade prisional; e medidas mitigatórias e de adequação da unidade prisional às sugestões propostas no estudo de impacto ambiental e no licenciamento ambiental. 
O SIFUSPESP foi convidado pela deputada Ana Perugini  para participar do evento e esteve representado pelos diretores Fábio “Jabá” Ferreira, Gilberto Luiz Machado, Antonio Pancione, Antonia Ribeiro de Angelis e José Ricardo Messiano.

Marcos Fellipe – Maxmidia Imprensa & Comunicação

Fonte: Imprensa PT ALESP e Ass. Imprensa – Dep. Ana Perugini



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário