quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CONHEÇA ALGUNS DOS "VILÕES" DE SUA MEMÓRIA

Atitudes da rotina favorecem os lapsos de memórias que temos ao longo do dia. Ariane Machado Pereira, nutricionista da Naturalis (SP), ensina como evitá-los! 

Privação de sono

Dormir pouco atrapalha o cultivo das lembranças. Durante a noite, o cérebro fica em um estado de baixa atividade. Ele processa, seleciona e grava os acontecimentos do dia. Isso vale tanto para grandes eventos quanto para o lugar onde o controle remoto foi colocado. Uma noite em claro ou mal dormida compromete a memória de todos os feitos das últimas 24 horas.

Tabagismo

A nicotina em si é um estimulante e, em geral, não prejudica a cuca. Agora, doenças causadas pelo fumo excessivo, como as que atingem o coração e o cérebro, essas sim podem fazer a cabeça esquecer muita coisa.

O consumo excessivo de alimentos industrializados propicia processos inflamatórios que afetam o funcionamento das células nervosas. Isso acelera a perda de memória.

Carne Vermelha

Ela estimula a produção de substâncias tóxicas para os neurônios, caso da homocisteína, que, em longo prazo, favorece o aparecimento de doenças como Alzheimer. 

Álcool

As bebidas alcoólicas causam um déficit temporário de memória, atenção e aprendizado. Matam os neurônios e prejudicam a formação de novas células cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário