Boa tarde.
Gostaria através desde documento formalizar esta reclamação em meu nome
e em nome de outros alunos da Faculdade Eniac. Sou jornalista e
estudante do curso de Marketing e já por 2 vezes fui impedindo de entrar
no campus sob alegação de inadimplência. A primeira no semestre passado
nos deparamos com o travamento das catracas no horário de entrada as
18h00 e pela segunda vez no horário seguinte,
o noite dois. Orientados pelos seguranças os alunos eram encaminhados
ao auditório sem nenhum tipo de informação preliminar e desta forma
expostos ao que chamamos de constrangimento. Apenas no interior do mesmo
é que éramos informados sobre débitos.Uma funcionária chamava o aluno à
mesa e comunicava o fato, distribuindo em seguida uma senha que,
segundo ela,sem apresentação da mesma e os boletos pagos, o aluno não
entraria para a aula. No meu caso em específico nesta ocasião, não tinha
nenhuma mensalidade em atraso.Procurei a coordenação e reclamei da
postura adotada já que trata-se de conduta ilegal conforme estabelece o
código de defesa do consumidor - Lei 9870/1999.
"A Lei nº
9.870/99, em seu artigo 6º, estabelece que são proibidas a suspensão de
provas escolares, a retenção de documentos escolares, bem como o diploma
de conclusão, ou a aplicação de quaisquer outras penalidades
pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante,
no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o
Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código
Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa
dias."
Além deste fato fui informado que meu material didático
também estava retido pelo mesmo motivo quando na verdade o valor do
material já está agregado no valor total das parcelas, caracterizando
assim cobrança indevida. Neste segundo semestre, novamente o fato se
repetiu. Desta vez, com parcelas em aberto fui novamente impedido de
entrar na faculdade. Recebi diversas ligações no celular comunicando o
fato. Retornei as mesmas em 2 números identificados no aparelho celular -
2739.5200 e 2124.6624 mas mesmo com várias tentativas as ligações
nunca foram atendidas e em algumas delas siquer completadas pois os
mesmos não funcionam. Passados mais de 15 dias do retorno as aulas
procurei o setor financeiro pessoalmente e novamente fui impedido de
entrar. A liberação da catraca só se deu após o coordenador do curso de
comunicação, Sr. Calixto autorizar minha entrada. Quanto as pendências
deste semestre realizei o parcelamento em 3 vezes e apresentei o
documento de comprovação de pagamento solicitando em seguida a parcela
da rematrícula. Fui então encaminhado para outro atendimento com o Sr "
Marcola" ou "Marcondes". Após apresentar a documento de parcelamento
pago o indaguei novamente sobre o porque do travamento das catracas
novamente já que na primeira ocasião o mesmo também me abordou no
auditório para saber do que se tratava. Novamente fui informado por este
senhor que não vou entrar no campus tendo parcelas ou rematrícula em
aberto e que eu poderia procurar qualquer advogado para buscar meus
direitos. Acredito que como funcionário de uma Instituição de ensino,
essa não é a postura que se deva adotar diante de um aluno e portanto,
consumidor. Por diversas vezes ele faltou com o respeito afirmando que
eu devo e por isso fui impedido de entrar e que assim será até o
pagamento ser formalizado.
Quero aqui registrar mais uma vez minha
indignação pelo ocorrido já que , pela segunda vez eu e outros alunos
continuamos sendo expostos a este tipo de constrangimento. Mesmo com a
repercussão do fato a direção da Faculdade siquer se manifestou não
dando nenhuma atenção aos problemas relatados para a coordenação. No
final do semestre passado tive meu celular furtado dentro da faculdade
na biblioteca durante a realização de um trabalho. Comuniquei o fato à
segurança e fui informado que o circuito interno não registrou as
imagens do furto. Numa segunda tentativa solicitei ver as imagens do dia
do fato na tentativa de identificar o autor do furto e mesmo assim não
fui comunicado até hoje.Minha pergunta: Para que servem então as câmeras
de vigilância ? E se não tivesse ocorrido um furto e sim um roubo ou
latrocínio aí sim teríamos acesso as imagens ? E se fosse o celular de
algum professor ou diretor ? Vocês não apresentariam ou identificariam o
autor nas imagens ?
Sendo assim, posso afirmar que o descaso como o
aluno é tratado é simplesmente vergonhoso. Lamentável também é a
inércia da diretoria quanto aos fatos narrados e que siquer são
devidamente investigados, apurados e de fato, solucionados.Não há
interesse por parte desta instituição de preservar seu bem maior; o
aluno. Aluno este que mantém esta empresa funcionando e que,sem o qual,
certamente já não existiria. Empreendedorismo é disciplina presente no
curso de marketing e visa portanto abrir os olhos do gestor para novas
possibilidades de inovação, de crescimento. Inovar significa portanto
investir em qualidade.Qualidade de atendimento e acima de tudo ,
qualidade na prestação de serviços. Quando uma empresa se preocupa
apenas em crescer se importando apenas com seu lucro,desprezando seu
cliente e não investindo em mão de obra qualificada, em estrutura e em
novas tecnologias, significa dizer que estas certamente perderão mercado
para a concorrência e por sua vez, decretarão falência. Pelo menos é
isso que se ensina aos alunos de marketing. Casa de ferreiro,espeto de
pau. Este é o lema do Eniac.
Para tanto, comunico que solicitarei
junto aos órgãos de defesa do consumidor providências e medidas legais
quanto aos fatos relatados
Sem mais.
RESPOSTA DA OUVIDORIA : " Estamos à disposição"
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