quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ILEGAL: FACULDADE ENIAC CONTINUA IMPEDINDO ALUNOS DE ACESSAR O CAMPUS POR INADIMPLÊNCIA

Boa tarde.

Gostaria através desde documento formalizar esta reclamação em meu nome e em nome de outros alunos da Faculdade Eniac. Sou jornalista e estudante do curso de Marketing e já por 2 vezes fui impedindo de entrar no campus sob alegação de inadimplência. A primeira no semestre passado nos deparamos com o travamento das catracas no horário de entrada as 18h00 e pela segunda vez no horário seguinte, o noite dois. Orientados pelos seguranças os alunos eram encaminhados ao auditório sem nenhum tipo de informação preliminar e desta forma expostos ao que chamamos de constrangimento. Apenas no interior do mesmo é que éramos informados sobre débitos.Uma funcionária chamava o aluno à mesa e comunicava o fato, distribuindo em seguida uma senha que, segundo ela,sem apresentação da mesma e os boletos pagos, o aluno não entraria para a aula. No meu caso em específico nesta ocasião, não tinha nenhuma mensalidade em atraso.Procurei a coordenação e reclamei da postura adotada já que trata-se de conduta ilegal conforme estabelece o código de defesa do consumidor - Lei 9870/1999.

"A Lei nº 9.870/99, em seu artigo 6º, estabelece que são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares, bem como o diploma de conclusão, ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias."
Além deste fato fui informado que meu material didático também estava retido pelo mesmo motivo quando na verdade o valor do material já está agregado no valor total das parcelas, caracterizando assim cobrança indevida. Neste segundo semestre, novamente o fato se repetiu. Desta vez, com parcelas em aberto fui novamente impedido de entrar na faculdade. Recebi diversas ligações no celular comunicando o fato. Retornei as mesmas em 2 números identificados no aparelho celular - 2739.5200 e 2124.6624 mas mesmo com várias tentativas as ligações nunca foram atendidas e em algumas delas siquer completadas pois os mesmos não funcionam. Passados mais de 15 dias do retorno as aulas procurei o setor financeiro pessoalmente e novamente fui impedido de entrar. A liberação da catraca só se deu após o coordenador do curso de comunicação, Sr. Calixto autorizar minha entrada. Quanto as pendências deste semestre realizei o parcelamento em 3 vezes e apresentei o documento de comprovação de pagamento solicitando em seguida a parcela da rematrícula. Fui então encaminhado para outro atendimento com o Sr " Marcola" ou "Marcondes". Após apresentar a documento de parcelamento pago o indaguei novamente sobre o porque do travamento das catracas novamente já que na primeira ocasião o mesmo também me abordou no auditório para saber do que se tratava. Novamente fui informado por este senhor que não vou entrar no campus tendo parcelas ou rematrícula em aberto e que eu poderia procurar qualquer advogado para buscar meus direitos. Acredito que como funcionário de uma Instituição de ensino, essa não é a postura que se deva adotar diante de um aluno e portanto, consumidor. Por diversas vezes ele faltou com o respeito afirmando que eu devo e por isso fui impedido de entrar e que assim será até o pagamento ser formalizado.
Quero aqui registrar mais uma vez minha indignação pelo ocorrido já que , pela segunda vez eu e outros alunos continuamos sendo expostos a este tipo de constrangimento. Mesmo com a repercussão do fato a direção da Faculdade siquer se manifestou não dando nenhuma atenção aos problemas relatados para a coordenação. No final do semestre passado tive meu celular furtado dentro da faculdade na biblioteca durante a realização de um trabalho. Comuniquei o fato à segurança e fui informado que o circuito interno não registrou as imagens do furto. Numa segunda tentativa solicitei ver as imagens do dia do fato na tentativa de identificar o autor do furto e mesmo assim não fui comunicado até hoje.Minha pergunta: Para que servem então as câmeras de vigilância ? E se não tivesse ocorrido um furto e sim um roubo ou latrocínio aí sim teríamos acesso as imagens ? E se fosse o celular de algum professor ou diretor ? Vocês não apresentariam ou identificariam o autor nas imagens ?
Sendo assim, posso afirmar que o descaso como o aluno é tratado é simplesmente vergonhoso. Lamentável também é a inércia da diretoria quanto aos fatos narrados e que siquer são devidamente investigados, apurados e de fato, solucionados.Não há interesse por parte desta instituição de preservar seu bem maior; o aluno. Aluno este que mantém esta empresa funcionando e que,sem o qual, certamente já não existiria. Empreendedorismo é disciplina presente no curso de marketing e visa portanto abrir os olhos do gestor para novas possibilidades de inovação, de crescimento. Inovar significa portanto investir em qualidade.Qualidade de atendimento e acima de tudo , qualidade na prestação de serviços. Quando uma empresa se preocupa apenas em crescer se importando apenas com seu lucro,desprezando seu cliente e não investindo em mão de obra qualificada, em estrutura e em novas tecnologias, significa dizer que estas certamente perderão mercado para a concorrência e por sua vez, decretarão falência. Pelo menos é isso que se ensina aos alunos de marketing. Casa de ferreiro,espeto de pau. Este é o lema do Eniac.
Para tanto, comunico que solicitarei junto aos órgãos de defesa do consumidor providências e medidas legais quanto aos fatos relatados

Sem mais.



RESPOSTA DA OUVIDORIA : " Estamos à disposição"

Nenhum comentário:

Postar um comentário