As novas licitações do DER não preveem a contratação de radares portáteis de solo. Uma delas, em fase de julgamento, tem como objeto a contratação de 425 radares fixos, dos quais 114 serão do tipo lombada eletrônica, com registro digital da velocidade.
De acordo com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, o objetivo é dar total transparência à fiscalização nas rodovias. A resolução 239 do Contran que manda instalar radares em locais visíveis é de dezembro de 2011, mas passou a ser adotada como regra depois que a Justiça anulou multas aplicadas por radares ocultos.
Segundo a assessoria do DER, a retirada dos radares estáticos não prejudicou a fiscalização da velocidade nas rodovias porque a Polícia Rodoviária Estadual recebeu cem novos equipamentos de uso manual. Parte desses radares está equipada com dispositivos de leitura automática de placas.
As concessionárias de rodovias também foram obrigadas a tornar visíveis os radares fixos instalados na estrutura de viadutos, pontilhões e passarelas de pedestres. Conforme a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), as empresas adequaram-se à nova regra. Os equipamentos foram remanejados para postes metálicos à beira da pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário