A
competitividade tornou-se uma das palavras mais fortes do meio
organizacional, e não é para menos. Atualmente, até mesmo com a grande
influência de expatriados que estão retornando ao país
por conta do cenário atrativo, os brasileiros estão percebendo a
importância de atualizar as suas estratégias para lidar com a
concorrência que está cada vez mais bem preparada.
Por isso, no
dia a dia, cada colaborador procura o seu espaço na empresa em que atua
e isso, por sua vez, significa mostrar o talento que possui e a
contribuição que é possível dar ao negócio. Afinal, diante de tantos
processos inovadores, é preciso estar sempre à frente para garantir a
empregabilidade.
Segundo o diretor da consultoria JCI
Acquisition, José Carlos Ignácio, no Brasil existe uma grande
dificuldade em lidar com o sucesso próprio e dos outros.
Consequentemente, há preconceito/inibição em se falar de vitórias e
conquistas. Portanto, ele concorda que é necessário tomar cuidado na
hora de mostrar que é bom no que faz.
“É importante
valorizar-se e demonstrar isso na medida certa, sem transparecer
arrogância e mantendo a prioridade nos interesses da empresa. A
positividade do profissional reflete autoconfiança, autoestima e
segurança, características essenciais inclusive para escolha de
lideranças”, explica Ignácio.
Ainda não sabe como fazer?
Confira abaixo algumas maneiras indicadas pelo diretor executivo da SLA
Coaching, Mike Martins, de revelar seu valor para a organização,
respeitando logicamente a ética diante dos seus pares:
1.
Respeite a diversidade - Entender, aceitar e ser sensível às diferenças
individuais. Tratar todas as pessoas igualmente, independentemente do
gênero, raça, credo, origem, status ou função. As pessoas que apresentam
esta competência são abertas e tratam os outros com justiça e
dignidade.
2. Seja íntegro - Mantenha um alto padrão de justiça
e ética nas palavras e ações do dia a dia. Comporte-se de modo ético e
honesto ao lidar com a gerência, colegas, clientes e pessoas que seja do
seu convívio direto, é importante dar tratamento igual para todos.
3. Apoie o desenvolvimento dos outros - Forneça feedback aos demais
para encorajar e inspirar o desenvolvimento das competências
relacionadas ao trabalho e crescimento da carreira em longo prazo.
4. Saiba planejar e organizar muito bem – Faça isso de uma forma eficaz
e de acordo com as necessidades organizacionais, através da definição
de metas e previsão das necessidades e prioridades das pessoas.
5. Comunique-se de forma clara - Dentro e fora da empresa. As pessoas
que apresentam esta competência conseguem uma solução mais acertada e
são empáticas. Elas são hábeis em articular claramente seus pensamentos e
ideias, apresentam as informações de um modo direto e lógico e
asseguram-se de que sejam compreendidos. Elas compartilham informações
com outros que irão aperfeiçoar o progresso geral do trabalho.
6. Renove seu capital de Inovação – Facilite o encontro de soluções
novas e criativas que resultarão em melhor desempenho, melhores
resultados, produtividade mais elevada, etc. Questione as coisas que
foram feitas no passado e tente desenvolver novos meios de abordar
assuntos ou problemas. Pensa à frente dos demais.
7. Motive os
demais - Inspire os outros a terem bom desempenho pela transmissão de
entusiasmo e paixão por fazer um bom trabalho.
8. Seja flexível
- Trate problemas, pressões e estresses relacionados ao trabalho, de
maneira profissional e positiva com foco orientado à solução.
9. Foque na qualidade - Promova e mantenha elevados padrões de qualidade
no trabalho. As pessoas que apresentam esta competência produzem
constantemente um ótimo serviço e aplicam disciplina e uma orientação
detalhada, encorajando os demais. Além disso, procuram constantemente
aperfeiçoar a qualidade dos produtos e serviços.
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